Histórico

Fundada em 13 de junho de 1938, há 74 anos, a capela de Santo Antônio no Tauá foi promovida a condição de Paróquia da Arquidiocese do Rio. A cerimônia solene de instalação da paróquia foi realizada pelo padre Álvaro Inácio no dia 31 de agosto de 2012, que tomou posse como o primeiro pároco. A missa foi celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e teve a presença da comunidade que conta com mais de mil fiéis.

Nossa paróquia é a sétima da região.  Segundo a Arquidiocese do Rio, a comunidade de Santo Antônio cresceu e para dar melhor atendimento espiritual e realizar um trabalho de evangelização mais adequado, houve a decisão de transformar a capela em paróquia. A notícia foi comemorada pelos membros que antes funcionava como capela da igreja Nossa Senhora D’Ajuda, na Freguesia.

A história da paróquia começou em 1938, quando um grupo de moradores começou a se reunir em uma casa simples com bancos de madeira e um altar com a imagem de Santo Antônio. No ano seguinte, a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda doou um terreno, onde teve início a construção

da capela que contou com a ajuda de comerciantes locais e moradores para dar sequencia ao projeto da obra.

As festas da capela de Santo Antônio se tornaram tradição na região. As procissões são sempre cheias e as barraquinhas ocupam quase toda a Rua Capanema. Com o passar dos anos, a capela foi ampliada e cresceu juntamente com a população do Tauá. No final do ano de 1999, devido à fragilidade da antiga estrutura, o antigo prédio precisou ser demolido. A comunidade se uniu e, durante dois anos, contribuiu para finalizar a obra comandada por Alfredo Machado, que foi uma espécie de engenheiro e mestre de obras.  Em 13 de junho de 2001, o novo templo foi reinaugurado durante uma grande festa no dia do padroeiro.

CURIOSIDADE por: JAIME MORAES

Tauá - Igreja de Santo Antônio - década de 40.

Símbolo da região, a antiga Igreja de Santo Antônio ficava localizada na Rua Capanema, quase esquina com a Avenida Paranapuan.
Sua origem data da década de 30, quando comerciantes locais, devotos de Santo Antônio tomaram a iniciativa de construir uma Igreja. Um de seus provedores era
conhecido como “ seu Miúdo” , proprietário de dois armazéns de secos e molhados na região.
Para a construção da torre, foi idealizada uma cúpula em chapa de ferro, o que evitaria maiores despesas , terminando de vez com a construção que se arrastava durante bastante tempo. Foi então convocado “ seu Chaves” , morador da Rua Capanema que além de mecânico, fazia trabalhos de serralheria. Uma vez terminada, a cúpula foi colocada no topo da torre , dando – he um aspecto bem característico , de gosto um tanto ou quanto discutível.
A inauguração oficial deu - se em junho de 1938, durante os festejos Juninos, que acabaram se tornando uma tradição no bairro, com a famosa “ Festa do serrote” , em que os participantes percorriam a Rua Capanema em toda a sua extensão em um vai – e – vem interminável.
As pesadas portas, em madeira entalhada , ainda existe, embora agora estejam sendo utilizadas no novo templo.
Após sofrer alguns acréscimos com o decorrer do tempo, a antiga igreja foi demolida devido ao ataque por cupins, o que tornava uma reforma inviável .
A nova igreja, com ares modernistas conserva apenas as portas da antiga igreja de Santo Antônio.